IV ORÁCULO DELPHOS VIAGEM NO TEMPO: DA MITOLOGIA GREGA À CIÊNCIA MODERNA
1 de agosto de 2017
SEMANA DA PÁTRIA 2017: PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA COMEMORAR OS 195 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
12 de setembro de 2017

No mês de agosto, é comemorado o DIA DO ESTUDANTE e o Colégio Delphos Fundamental proporcionou aos seus alunos um dia pra lá de especial com muito lazer e cultura. As aulas aconteceram, parcialmente, para que os estudantes pudessem desfrutar da programação especial organizada para os períodos matutino e vespertino.

Inicialmente os “GINASLOUCOS” acolheram, de forma calorosa, os estudantes Delphos com um show de acrobacias aliadas ao basquete. O grupo surgiu em 1995 e é único do tipo que une a ginástica acrobática e o basquetebol. São 20 anos de história e conquistas levando o nome de Dourados a todo o país.  O Grupo de atletas já tem uma marca surpreendente. Eles desenvolveram uma performance para superar o próprio recorde com o maior número de enterradas do estilo: 27 em um minuto. A simplicidade dos jogadores e a exuberância das apresentações somadas à participação ativa dos alunos fizeram desse DIA DO ESTUDANTE um momento memorável.

Posteriormente, deu-se início à programação cultural. Foi realizada a premiação dos três maiores leitores dos meses de fevereiro a julho de 2017. O concurso foi dividido em duas categorias: 2º ao 5º ano e 6º ao 8º ano. Os três melhores colocados em cada categoria receberam como prêmios  obras da literatura infanto-juvenil. Os critérios para premiação foram número de títulos lidos, assiduidade à biblioteca, dedicação à leitura, cuidado com os livros e com a biblioteca, comportamento e respeito aos colegas e com o ambiente bibliotecário. O projeto de incentivo à leitura foi promovido pelo Colégio Delphos, por meio do acompanhamento das professoras de Língua Portuguesa e da  bibliotecária da escola, Ana carolina: “É uma satisfação muito grande porque percebemos os alunos recorrendo à leitura cada vez com mais empenho. Além disso, também é importante porque o resultado vai aparecer lá na frente, na hora do vestibular. Independente de quem ganha prêmios ou não, o incentivo à leitura é o mesmo diversificando de acordo com a faixa etária e nível de leitura. Todo mundo sai ganhando porque o maior prêmio é o conhecimento adquirido e que ninguém tira”, A bibliotecária afirma, confiante, de que no segundo semestre de trabalho a participação será ainda maior.

A diretora pedagógica do Colégio, Vanuza Zanolla, destaca a importância do projeto para o desenvolvimento de cada estudante, ressaltando que, “todos os participantes estão de parabéns e são vencedores. Desenvolvendo o hábito da leitura na infância, o aluno descobre que ler é algo importante e prazeroso e os resultados são para a vida toda.”

Após a entrega dos prêmios, a animação tomou conta da hora do intervalo do Colégio Delphos em comemoração aos estudantes: músicas, brincadeiras, danças, picolé e piquenique.

A programação foi encerrada do JEITO DELPHOS de SER: sorrisos, abraços e energia positiva neste dia tão especial. PARABÉNS, ESTUDANTES!

Vale a pena relembrar a história do Dia do Estudante

O dia do estudante é comemorado em 11 de agosto, a mesma data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de Ciências Jurídicas e Sociais do Brasil, por Dom Pedro I, no século XIX.

Em razão dessa marcante decisão, Celso Gand Ley, cem anos após a criação desses cursos, em 1927, indicou a data para se tornar o dia do estudante.

Vários presidentes do nosso país, artistas e escritores se formaram nesses cursos; um da USP, através da escola do Largo São Francisco e o outro em Olinda, depois transferido para o Recife. A faculdade mais próxima do Brasil era em Portugal, na cidade de Coimbra, e quem quisesse estudar em nível superior tinha que ir para lá ou para outras localidades da Europa, a fim de concluir seus estudos. Isso antes da criação desses cursos no Brasil.