Pular para o conteúdo

Ensino Bilíngue

EDUCAÇÃO INFANTIL

At the levels of Early Childhood Education, the emphasis is on listening and speaking skills (oral production); in this way, a complete literacy process in Portuguese can be guaranteed; the focus is on oral language in English, following principles from RCNEI, BNCC and the Four Pillars of UNESCO.

Nos níveis da Educação Infantil (até o 1º. Ano do Ensino Fundamental 1), a ênfase está nas habilidades de compreensão auditiva e fala (produção oral); dessa forma, pode-se garantir um processo de alfabetização completo em língua portuguesa; o foco está na linguagem oral em inglês, contemplando os eixos previstos no RCNEI, na BNCC e nos Quatro Pilares da UNESCO.

Por que as crianças devem ser bilíngues?

  • Crianças absorvem mais rapidamente informações novas, pois seu cérebro dispõe de espaços livres para construção, daí a vantagem de se aproveitar essa fase produtiva, quando aprendem brincando;
  • a aprendizagem de mais de um idioma na infância pode parecer confusa para alguns pais, mas para especialistas é uma forma positiva de desenvolver o cérebro das crianças: aumenta as conexões cerebrais, melhora o raciocínio e desenvolve a criatividade;
  • pesquisas apontam que crianças bilíngues desenvolvem melhor suas habilidades nas áreas cognitivas. Geralmente, saem-se melhor ao solucionar problemas, ao verbalizar, conceitualizar e pensar globalmente. A criança bilíngue aprende diferentes códigos de comunicação e isso contribui para que esteja aberta a novos estímulos, aumentando sua agilidade mental, com mais sinapses, isto é, mais conexões cerebrais, ajudando a criatividade e o raciocínio;
  • nesta fase, a musculatura facial e a capacidade para a produção dos fonemas ainda estão em desenvolvimento, o que possibilita à criança reproduzir sons presentes em outras línguas, adquirindo melhor pronúncia e fluência;
  • crianças aprendem a língua sem se preocupar com os mecanismos linguísticos, mas vivenciando situações significativas, aplicando os conhecimentos em seu cotidiano, beneficiando-se imediatamente dessa aquisição.

ENSINO FUNDAMENTAL

From the 2nd grade, the four language skills (speaking, understanding, writing and reading) are covered in a more balanced and systematic way to gradually develop English language proficiency.

In order to achieve mastery of the English language:

  • we promote opportunities for language use and interaction, through rich and interesting communicative activities;
  • we promote linguistic stimuli, presenting models of sounds and words, encouraging repetition, constantly restructuring the speech to ensure that sound and meaning are absorbed;
  • we develop routines that help the student to associate events with language, proposing activities that include discussions, demonstration of materials, games and dramatizations.
  • we stimulate social interactions among students.

A partir do 2º. Ano deste segmento, as quatro habilidades linguísticas (falar, entender, escrever e ler) são abordadas de forma mais equilibrada e sistematizada para desenvolver gradativamente a proficiência em língua inglesa.

Para se atingir o domínio na língua inglesa, o trabalho é feito no sentido de:

  • promover oportunidades para uso da linguagem e interação, através de atividades comunicativas ricas e interessantes;
  • promover estímulos linguísticos, apresentando modelos de sons e palavras, encorajando a repetição, reestruturando constantemente as falas para garantir que som e significado sejam absorvidos;
  • desenvolver rotinas que auxiliem o aluno a associar os eventos à linguagem, propondo atividades que incluam discussões, demonstração de materiais, jogos e dramatizações.
  • estimular as interações sociais entre os alunos.

Inicialmente, as crianças ouvem mais do que falam, e assimilam as informações natural e progressivamente, dentro do contexto escolar. O material de apoio (livros, gravações em áudio e vídeo, jogos e brinquedos pedagógicos) é atraente e estimula o aprendizado, e durante as atividades as crianças se familiarizam com a língua adicional. Com o aumento do repertório de palavras usadas na rotina, em pouco tempo conseguem se comunicar utilizando o conhecimento adquirido em inglês.

PROGRAMA ENGLISH PLUS

The English Plus Program is an optional English language course offered to students at some NOTA 10 branches.

  1. 6 hours per week (depends on each brand);
  2. Communicative and active methodology;
  3. More convenient for parents when picking up their children;
  4. Low cost in comparison to language institutes;
  5. Classes divided by language level.

O Programa English Plus é um curso de língua inglesa de caráter optativo oferecido aos alunos das unidades MARACAJU e FELIZ IDADE.

Alguns dos nossos diferenciais:

  1. Carga horária de 6 h/a semanais;
  2. Metodologia comunicativa e ativa;
  3. Mais comodidade para os pais na hora de levar e buscar seus filhos;
  4. Baixo valor de investimento comparativamente;
  5. Turmas divididas por nível linguístico.

METODOLOGIA CLIL

CONTENT + LANGUAGE = CLIL

The acronym CLIL stands for “content and language integrated learning”. It is an innovative way of teaching a language that is not based on the traditional format of lessons, teaching materials and assessment.

Instead, the student is invited to do other activities while learn content. It is a way to make the use of language more natural while offering even more skills to the student.

The classes are developed to enhance other students’ skills, but using an additional language as a means of communication. For example, it is possible to take part in cooking classes, Arts, Music and even more traditional subjects such as History and Geography.

CONTEÚDO + LÍNGUA = CLIL

A sigla CLIL significa “content and language integrated learning”, ou ensino de idiomas integrado a conteúdos. Trata-se de uma maneira inovadora de ensinar uma língua que não é baseado no formato tradicional de aulas, material didático e avaliações.

Em vez disso, o aluno é convidado a realizar outras atividades enquanto tem o aprendizado do conteúdo como pano de fundo. É uma forma de tornar mais natural o uso da língua ao mesmo tempo em que oferece ainda mais capacidades ao estudante, agregando valor ao período que passa na escola.

Ou seja, são desenvolvidas aulas para potencializar demais competências nos alunos, mas utilizando a língua adicional como meio de comunicação. Por exemplo, é possível ter aulas de culinária, artes plásticas, música e até disciplinas tradicionais como História e Geografia.

VIBE USA

Once you have completed the study of English language, NOTA 10 offers a unique experience for its students: VIBE USA. This program is developed with the largest company of exchanges in Brazil, EF, which aims to provide an opportunity to live language and culture in other countries. This immersion program lasts for three weeks and always takes place on students’ vacation. Colégio Nota 10 & EF: plan today! Travel tomorrow!

Ao concluir os estudos de língua inglesa, o NOTA 10 promove uma experiência única aos seus alunos: a VIBE USA. Esse programa é desenvolvido em conjunto com a maior empresa de intercâmbio no Brasil, a EF, que visa oportunizar uma vivência de língua e cultura em outros países. Esse programa de imersão tem duração de três semanas e acontece sempre nas férias dos estudantes. Colégio Nota 10 & EF Intercâmbio: planeje hoje! Viaje amanhã!

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL

There are many advantages for taking na International Exam!

  1. MICHIGAN uses American English;
  2. MICHIGAN is the gateway to American Universities, a desire of many of our students;
  3. MICHIGAN is more aligned with the demands of bilingual education, as it works with academic life.
  4. In the certificate, there will be two stamps: CAMBRIDGE and MICHIGAN, that is, when taking na only exam, the student will be certified by two Universities.

Vantagens de se fazer uma prova internacional

  1. MICHIGAN usa o inglês americano;
  2. MICHIGAN é a porta de entrada para as Universidades americanas, desejo de muitos de nossos alunos;
  3. MICHIGAN está mais alinhado às exigências da educação bilíngue, pois trabalha de forma contextualizada com a vida acadêmica.
  4. No certificado, haverá dois selos: o de CAMBRIDGE e MICHIGAN, isto é, ao realizar a prova de MICHIGAN, o aluno será certificado por duas Universidades.

ILAC

Nota 10 International School reinforces its commitment to the bilingual curriculum, offering the program ENGLISH AS A HOST LANGUAGE (ILAC), which aims to develop the English language in students who have not reached the basic level to accompany the class satisfactorily. Personalized classes of English language and NOTA 10 bilingual culture are available, in addition to regular classes. Students from 3rd grade until 9th grade can take part in the program. Consequently, the student will feel more confident when speaking English. Come and join us! The time has come!

A Unidade Internacional Nota 10 Rede de Ensino reforça seu compromisso com o programa bilíngue, oferecendo, atualmente, o programa INGLÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO (ILAC), que tem como objetivo o desenvolvimento da Língua Inglesa nos alunos recém-chegados para que acompanhem a turma de forma satisfatória. São disponibilizadas aulas personalizadas de inglês e cultura bilíngue NOTA 10, paralelamente, às aulas regulares. O programa é destinado somente para os estudantes do 3º ano do Fund. I ao 9º ano do Fund. II. Dessa forma, o aluno estará cada vez mais seguro ao falar inglês. Venha participar! A hora é agora!